terça-feira, 12 de março de 2013

11/03 - CPERS apresenta reivindicações específicas para as mulheres


A assembleia geral, realizada na sexta-feira (8), foi marcada por fortes manifestações em referência à luta das mulheres trabalhadoras. O encontro aconteceu no Dia Internacional da Mulher, e o CPERS/Sindicato não poderia deixar de se manifestar, afinal representa uma categoria composta majoritariamente por mulheres, mais de 85% de sua totalidade.
Após a assembleia, a categoria se deslocou até o Palácio Piratini para uma atividade unificada com outros movimentos de mulheres e movimentos sociais. A caminhada das educadoras percorreu as avenidas Oswaldo Aranha (passando pelo túnel da Conceição), Alberto Bins, Salgado Filho, Borges de Medeiros e as ruas Dr. Flores e Jerônimo Coelho. 
Durante a passeata, a categoria reivindicou a ampliação do número de creches, a criação de delegacias de mulheres e a construção de casas-abrigo. "De nada adianta a mulher denunciar seu agressor numa delegacia especializada se em seguida ela terá que retornar para casa, para junto do seu agressor, pois a ampla maioria das agressões se dá no espaço familiar". 
Em todo o percurso foi lembrado que o governo Tarso sabe que a categoria tem em sua composição mais de 85% de mulheres e que a maioria contribui ou é a única responsável pelo sustento da família. Portanto, em respeito a estas mulheres, o governo deveria implementar imediatamente a lei do piso, valorizando um setor fundamental para a sociedade. O Poder Público é responsável pela garantia de políticas para atacar os problemas enfrentados pelas mulheres.
Ao final da manifestação, a direção do CPERS/Sindicato entregou a representantes da Casa Civil e da Secretaria da Educação um documento com reivindicações específicas das mulheres, como:
- A auxílio-creche;
- Dispensa de professoras e funcionárias para exames preventivos contra o câncer;
- Isenção da taxa (diferença do IPE) paga pela categoria para a realização de exames contra o câncer;
- Cobertura pelo IPE de exames “menos invasivos” para detectar o câncer de mama;
- Garantia de DIU hormonal como método contraceptivo;
- Licença-maternidade de seis meses para a categoria;
- Vacinação contra a Gripe A para o conjunto de educadores.


João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
Fotos: André Ávila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

35º NÚCLEO - CPERS/SINDICATO